Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Patrono da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h37 | Última atualização em Quinta, 16 de Junho de 2016, 17h38 | Acessos: 3451

         Patrício José Corrêa da Câmara nasceu, em 12 de outubro de 1744, durante viagem marítima de sua família da Ilha Terceira para Lisboa. Era filho de Gaspar José Correia da Câmara e de Isabel Inácia Correia James.

        Aos 14 anos de idade, incorporou ao Exército Português, tendo servido, durante seus 69 anos de atividade castrense na Europa, Ásia, África e no Brasil. Seus últimos 5 anos de serviço foram devotados ao Brasil já independente.

        Patrício Corrêa da Câmara auxiliou na expansão da primitiva fronteira da Capitania do Rio Grande de São Pedro, dedicando sua vida militar à fronteira do Rio Pardo, hoje em grande parte correspondente a área de jurisdição da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec).

        Na Guerra da Restauração do Rio Grande, teve papel destacado como major à frente de 366 Dragões do Rio Grande, durante o cerco de 26 dias aos espanhóis no Forte de Santa Tecla. Em 25 de março de 1776, o Forte capitulou, sob condições aceitas; foi evacuado e passou ao domínio português.

        D. Diogo de Souza, à época Governador Geral da Capitania, comunicou ao Rei que os serviços de mais de meio século de Patrício Corrêa da Câmara em prol da defesa dos interesses portugueses constituíam elevado padrão de lealdade e de glória ao Exército de Portugal, contribuindo para que recebesse os títulos de Primeiro Visconde de Pelotas, Comendador da Imperial Ordem de São Bento de Avis e fidalgo cavaleiro da Casa Imperial Brasileira e da Casa Real Portuguesa.

        Nas guerras contra Artigas (1816-1820), Patrício Corrêa da Câmara era comandante da Fronteira do Rio Pardo. Impossibilitado de combater, em função da idade avançada, proporcionou apoio logístico e administrativo necessário às tropas lusitanas.

          Foi casado com Joaquina Leocádia da Fontoura e tiveram 15 filhos.

        O Marechal Patrício Corrêa da Câmara faleceu, em 28 de maio de 1827, sendo sepultado no portal da Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos, em Rio Pardo, sua terra de coração.

Fim do conteúdo da página